ux

UX – 5 detalhes para melhorar a experiência do usuário

Um dos grandes detalhes em um site para pequenas e médias empresas é que os responsáveis dessas empresas que geralmente é o dono, constroem os sites como se esses sites fossem acessados por pessoas iguais a ele, sem uma pesquisa de mercado. O que limita muito o entendimento do conteúdo de seu site.

Desenhar um site para a experiência do usuário, público alvo de sua empresa, faz com que o site não seja tão complicado e que a interpretação desse site seja de fácil, desde a redução da quantidade de cliques para chegar até a informação que o usuário procura à linguagem que está escrito os textos até uma boa estética para que o seu site seja intuitivo e fluente.

Antigamente as empresas precisavam apenas de um site e se colocar nas redes sociais. Hoje tudo é diferente. Com o crescimento da presença de multiplas empresas na internet, o diferencial acaba sendo o valor das pequenas e médias empresas.

A experiência do usuário é um fator relevante quando tratamos de autoridade na fidelização dos leads. Fazer um site de qualquer jeito, apenas para se colocar na internet pode ser mais prejudicial para a empresa que não estar na internet. Um site que não foi projetado em seus detalhes pode trazer um olhar negativo dos clientes e acredito que não é esse olhar que uma empresa quer em seus clientes.

Vou citar alguns detalhes que farão seu site melhorar a experiência do usuário (UX):

1 – O design intuitivo UX

O bom design com técnicas UX, resulta em uma boa identificação por parte do usuário, o que, por sua vez, irá recompensá-lo de várias maneiras; geralmente aumentando as visualizações de páginas. Irá compartilhar suas páginas nas redes sociais, melhorando seu site no rank de páginas e possivelmente também mais vendas e conversões.

2 – Entendimento de um site fluente e intuitivo

Essa dica vai para quem vai criar um site desde o mais criativo ao mais simples. Os usuários nunca devem ter que “descobrir” como chegar até a informação querem, deve ser completamente intuitivo como chegar lá. Informações importantes como contatos, produtos e/ou serviços, formulários de orçamentos e se for necessário, preços dos produtos, deve estar sempre em evidência, ou seja, a um clique na vista do usuário e no início da página. Sem que ele tenha que rolar a página ou iniciar uma busca em vários cliques.

3 – Mostrar os recursos se possível sem mais cliques UX

Uma coisa que você nunca deve fazer é esconder recursos importantes, exigindo algum tipo de mágica metafórica (como ter que clicar em um ícone) para que eles apareçam. É diferente se existe uma convenção padrão bem conhecida e aceita já existente. Botões como de redes sociais, precisam compartilhar no primeiro clique. Formulários já devem estar abertos, sem ter que clicar para abri-los.

4 – QUANDO OS PADRÕES EXISTEM, USE-OS

Eu coloquei em maiúsculo de propósito para chamar bastante a atenção. Tem gente que parece querer reinventar a roda. Não que seja um problema ser original, mas é melhor seguir os padrões aceitos para que seu site já seja aceito na primeira olhada sem restrições como:

  • Menu principal, logo da empresa, telefone devem estar no topo, pesquisa mesmo em um layout mobile, usando um ícone de menu oculto para o menu é claro.
  • Os links para sua política de privacidade, termos de serviço, etc. devem aparecer como itens finais em seu menu principal ou no rodapé da página. O link Home deve sempre estar em primeiro lugar, mesmo que clicando na logo vá para a primeira página, algumas pessoas não conseguem assimilar isso.
  • Não tente trocar ícones que representam algumas funções, tais como: E-mail (uma carta), telefone (um telefone no modelo antigo), comentários (um balão de fala) e assim sucessivamente.

5 – Cores usadas no layout

Claro que as cores usadas no site seguem o caminho da identidade visual da empresa, mas as vezes as cores escolhidas para compor a identidade visual não têm nada a ver com o mercado ou seguimento que a empresa pertence. Por isso alguns cuidados precisam ser levados em conta em relação as cores que serão usadas. Se necessário, mude as cores da sua logo para que seu site não pareça um peixe fora da água :

Com essas dicas, espero ter ajudado você a compor uma mudança boa e um caminho de inovação e atualização em seu site, tornando-o mais intuitivo e melhorando sua usabilidade na interface (UX) e interpretação do seu site diante do seu usuário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *